segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Técnica de massagem cardíaca completa 50 anos

Data foi lembrada durante congresso de cardiologia em BH. No evento, estão sendo ministrados cursos de ressuscitação com bonecos.



A descoberta da técnica de ressuscitação cardiopulmonar completou 50 anos neste domingo (26). A data foi lembrada na abertura do 65º Congresso Brasileiro de Cardiologia, no Expominas, em Belo Horizonte. De acordo com a assessoria do congresso, uma das palestras mais esperadas foi a do norte-americano Vinay Nadkarni, que em outubro vai divulgar as novas Diretrizes de Emergência Cardiovascular. O manual vai ensinar médicos, enfermeiros e paramédicos as técnicas que, aplicadas corretamente, aumentam de 3% para 33% a chance de que um infartado sobreviva ao ataque cardíaco.
Ainda segundo a assessoria, há 50 anos dois médicos norte-americanos e um engenheiro experimentaram, pela primeira vez, a massagem cardíaca em um infartado, cujo coração tinha parado de bater.
No congresso, que vai até quarta-feira (29), estão sendo ministrados cursos de ressuscitação com bonecos, simulando infarto e parada cardíaca. No evento, os médicos assistem a aulas, palestras, exposições e debates com especialistas de vários países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário